HISTÓRIA     DA    LAF

Fundada em 1/4/1962 com o nome de Grupo Progressivo de Melhoramentos de Frádigas, mais tarde denominada Liga Recreativa dos Amigos de Frádigas e finalmente Liga dos Amigos de Frádigas, esta instituição foi fundada, por um grupo de Fradiguenses residentes em Lisboa, com o propósito de em estreita colaboração com a Junta de Freguesia de Vide e Câmara Municipal de Seia, colaborar na promoção de benefícios e melhoramentos da povoação de Frádigas que na data, anos 60,  era um buraco no fim do mundo, perdido na Serra, inacessível  onde tudo faltava desde a estrada, telefone, água ao domicilio etc.

 

Na época o poder autárquico não estava instituído e todos os benefícios de então, eram à custa do esforço das populações. Frádigas na altura, apenas tinha uma nova escola primária da construção “Plano dos Centenários” que substituiu o Salão construído pelo povo que a partir desta data passou a ser um local para realização de festas e bailes, possuía a Capela, um chafariz e lavadouro publico.

 

Longe vai o tempo dos encontros de vária ordem, em Lisboa, nas décadas de sessenta, setenta e oitenta onde através de festas, bailes e piqueniques, leilões e quermesses se angariavam fundos com a finalidade de levar por diante algumas das obras mais importantes da povoação, da iluminação à abertura da estrada e seu alcatroamento, beneficiação de caminhos, levada,  etc. Foi a LAF que pagou o projecto de electrificação publica e a abertura da estrada Barriosa-Frádigas, custeando também algumas expropriações. Também deu uma contribuição financeira para o alcatroamento da estrada.

A capital do país era a “sede” de inúmeras comissões do estilo, e a elas se deve, sem dúvida, algum do progresso que se registou por toda esta região serrana, Frádigas não fugiu à regra.

Espalhados um pouco por toda a parte, a Liga conta com cerca de trezentos e cinquenta associados, número significativo, que continua a aumentar. O espírito regionalista continua presente mesmo nas gerações mais jovens. Basta dizer que a maioria das crianças da 3ª geração nascidas nos últimos anos são logo inscritos como sócios à nascença, quer pelos pais quer pelos avós.

Todo o progresso de Frádigas  se deve ao empenho da Liga dos Amigos de Frádigas e à pareceria que até hoje se mantém com a Câmara Municipal de Seia e Junta de Freguesia de Vide.

A Direcção nos anos 1962/63 era constituida por: Presidente-António José dos Santos, Secretário-Manuel Marques da Silva e Tesoureiro-Joaquim Pereira Freire, sendo susbstituidos em 1964 por: Presidente-António Francisco Garrilha, Secretário-Manuel Marques da Silva e Tesoureiro-Américo José Pereira. O valor da quota inicial foi de 2$50 e o saldo do exercício do ano de 1962 foi de 3.600$00.

Apesar das dificuldades actuais para constituição dos Corpos Gerentes a LAF continua dinâmica, e empenhada na resolução de algumas carências de Frádigas, sendo a principal a falta de saneamento básico. Tem sido o elo de ligação entre as várias gerações, e os eventos que tem levado a cabo ao longo do ano, são um momento de união entre todos. Em 2012 a Liga irá  comemorar as suas Bodas de Ouro, 50 anos de trabalho, dedicação e esforço ao serviço de FRÁDIGAS e das suas GENTES.

OS PRIMEIROS SÓCIOS EM 1962

Sócios 1962.pdf (745,5 kB)